Ter o nosso próprio site faz toda a diferença

Um site bem construído é uma excelente maneira de induzir confiança e apresentar profissionalismo aos nossos hóspedes.

 

Apesar de a grande maioria das reservas nos chegar através de plataformas como a airbnb, etc, onde o hóspede já tem acesso a grande parte da informação sobre o apartamento, a verdade é que estas plataformas têm alguns limites, não permitindo trocar ficheiros / mapas, etc, com os hóspedes mesmo após a confirmação da reserva. Resultando que, sempre que o  hóspede pergunta "Como é que eu chego ao apartamento? Como é o check-in?  Está lá alguém para me entregar as chaves? etc, etc, temos de estar sempre a repetir a mesma informação.

 

Adicionalmente, temos de informar a cada um dos hóspedes que precisamos que nos envie os dados para a comunicação ao SEF, que tem de pagar a taxa turística, explicar o que é, e quanto é, dizer onde fica o parque de estacionamento mais próximo, quanto custa, quais os horários.. enfim..

 

Criar o nosso próprio site ajuda bastante a melhorar/optimizar a experiência dos nossos hóspedes, diminuindo a carga de trabalho que temos, pois não precisamos estar sempre a escrever as mesmas respostas.

 

Há várias opções gratuitas, que permitem depois fazer upgrades, caso venhamos a precisar. Das várias opções que experimentei, a jimdo parece-me ser uma das mais interessantes, por ter uma versão gratuita muito boa e fácil de se trabalhar. Basicamente, escolhemos entre uma série de opções de formatos de sites já feitos, e só temos de adaptar o estilo ao nosso gosto, e adicionar o conteúdo. Podem consultar aqui o site que fiz para o meu apartamento. Escolhi a versão pro pois permite-me ter um domínio próprio (e um email com esse domínio) - mas tudo o que se vê no meu site está também disponível na versão gratuita. Para além do que podem ver link que partilhei, há muita informação que passo aos hóspedes após a reserva, que está no mesmo site, mas não de forma pública, como por exemplo o formulário para o SEF, as direcções para o apartamento, etc. Esse link indico-o aos hóspedes quando confirmam a reserva (Dear guest, thank you... bla bla.. when you have  a moment please go to www... and fill in the Accommodation Bulletin so I can prepare your check-in. There you will also find directions, and other useful info, to prepare your stay in Lisbon, bla bla bla"). Não imaginam a trabalheira que isto me poupa. Garanto que os hóspedes têm no mesmo sítio tudo o que precisam saber, e ainda recebo mensagens de parabéns pela forma organizada e profissional com que os ajudo com estas questões mais chatas.

 

A parte pública do site é também útil para passar aos meus amigos, quando lhes peço que divulguem no seu facebook que tenho um apartamento. Para quem trabalha com a Booking, dá inclusive para colocar um botão de reservas e receber reservas directamente através do próprio site. Dá uma imagem mais profissional do que estarmos a encaminhá-los para outras plataformas, onde facilmente se cruzam com outro apartamento qualquer.

 

Podem experimentar,  preenchendo os campos aqui ao lado. Fica o site criado. É assim tão simples.

 

Depois só precisam escolher um template que vos agrade (há para todos os gostos!) personalizar com os vossos textos e fotos, fazer as alterações gráficas que entenderem melhor e voilá! Um site prontinho para impressionar os vossos hóspedes.

 

Aconselho a que no início usem a versão gratuita. Se no futuro preferirem ter um domínio próprio, então podem fazer upgrade para a versão PRO, que oferece um domínio (não comprem à parte que poupam esse valor!) e inclui também um email com o vosso domínio.


Se precisarem de ajuda, como sempre, estou disponível.

 

Carla